aromaterapia, Sem categoria

Como se beneficiar com os poderes da lavanda

A Lavanda é adorada por seu aroma leve e delicado, traz tranquilidade e bem-estar, seu óleo essencial é o mais utilizado no mundo, tanto de forma cosmética quanto terapêutica, devido às suas poderosas propriedades antioxidantes, antimicrobianas, sedativas, calmantes e antidepressivas. Os povos antigos usavam a lavanda para se banhar, cozinhar e purificar o ar e seu óleo para unção e cura.

menor 2

As formas de uso da lavanda são infinitas e se você ama a lavanda assim como nós, confira algumas dicas incríveis de como utilizá-la, incluindo a flor seca, o óleo essencial, a água floral e as flores vivas:

ÓLEOS FACIAIS

Adicionando óleo essencial de lavanda a óleos faciais, como coco, prímula, jojoba, entre outros, ajuda a reduzir a cicatrização na pele e também trata a pele propensa à acne graças às suas propriedades anti-sépticas. Adicione 5-10 gotas de óleo essencial de lavanda a uma garrafa de 25 ml do seu óleo favorito. Os óleos essenciais não podem ser utilizados diretamente sobre a pele e devem ser preparados sempre em óleos bases.

BANHOS

O óleo essencial de lavanda e as ervas secas podem ser adicionados aos banhos de imersão, infusão e em sais marinhos, além de suas propriedades terapêuticas, o banho de lavanda ajuda a acalmar a pele irritada e também tem propriedades anti-fúngicas. Uma excelente dica é preparar uma infusão com as flores da lavanda e algumas gotas do óleo essencial e borrifar nas toalhas de banho, antes do seu banho habitual. Além de deixar um maravilhoso aroma no ambiente, deixando seu banho ainda mais relaxante, ao fazer uso das toalhas você receberá uma dose extra de bem-estar.

SONO TRANQUILO

Para criar uma atmosfera relaxante antes de dormir borrife uma água aromatizada com óleo essencial de lavanda sobre o lençol e fronhas, o aroma suave e terapêutico da lavanda auxilia no relaxamento, garantindo um sono tranquilo e restaurador.

menor

INCENSO NATURAL

A Lavanda é excelente para criar incensos de harmonização para sua casa. Você pode usar as flores secas para a defumação ou adicionar outras ervas secas, como o cedro, camomila, variedades de sálvia, entre outras. As flores secas da lavanda, quando queimadas, criam uma atmosfera romântica e atrativa, portanto utilize as flores secas em seus rituais para o amor.

AÇÚCARES FLORAIS

O açúcar de lavanda é maravilhoso para ter na cozinha mágica, fácil de fazer e traz um toque floral especial para suas receitas. Adicione a quantidade desejada da flor seca da lavanda ao açúcar branco e utilize o liquidificador para incorporar os ingredientes. Guarde em um recipiente fechado, em local fresco e escuro por aproximadamente 2 semanas. Você pode utilizar o açúcar na proporção de ¼ nas receitas de bolos e tortas ou simplesmente substituir o açúcar comum, dependendo do seu gosto. Para dar um toque sofisticado e terapêutico ao preparo do seu chá, substitua o açúcar comum pelo de lavanda.

ALIVIAR DORES DE CABEÇA

A Lavanda através de suas propriedades curativas, auxilia a reduzir as dores de cabeça. Neste caso utilize o óleo essencial nas suas têmporas para ajudar a aliviar dores. Lembre-se: os óleos essenciais são potentes. Eles nunca devem ser aplicados sozinhos, pois podem queimar a pele, portanto utilize sempre os óleos essenciais com um óleo transportador, como o jojoba, amêndoas doces, semente de uva, entre outros. Adicione 5-10 gotas de óleo essencial de lavanda a cada de 10 ml de óleo base, para aplicar de forma uniforme e segura.

HIDRATAÇÃO DA PELE

Você pode adicionar algumas gotas de óleo essencial de lavanda na manteiga de karite ou óleo de coco para hidratar a pele após o banho de sol, essa combinação é nutritiva e hidrata a pele queimada pelo sol.

ÁGUA AROMATIZADA

Uma receita especial para deixar seu armário e roupas com um aroma delicioso, diluir em 150 ml de água mineral e utilizar um frasco spray:

10 gotas de óleo essencial de lavanda

4 gotas de óleo essencial tee tree

2 gotas de óleo essencial de cedro

2 gotas de óleo essencial de hortelã

Essas são apenas algumas dicas de como utilizar os benefícios da lavanda, você pode criar suas próprias receitas e combinações e fazer uso desse poderoso presente da natureza.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s